Fotografo: Reprodução
...
Cosplay

Os vereadores de Belém aprovaram, nesta quarta-feira, 26, o projeto de lei que institui a prática do cosplay como uma manifestação cultural popular. O projeto, de autoria do vereador França (PRB), atribui ao município a responsabilidade de promover e incentivar eventos destinados a este público, além de reconhecer a atividade como uma prática cultural.

Durante a votação, alguns apoiadores do projeto se concentram nas galerias da Câmara para acompanhar o voto dos vereadores.

Davi Barros, que faz cosplay do Thor, diz que Belém é o terceiro maior público de cosplay do país e que, ao contrário do que muitos pensam, ser cosplay não é apenas um hobby ou brincadeira, pois os grupos organizados também se dedicam a um trabalho social.

"Aqui em Belém a gente se interliga entre os grupos. Tem a Geração Cosplay, o Liga Cosplay, o Mais Geek. Além de praticar os cosplay por gostar, por hobby, temos uma programação de visitas a hospitais oncológicos infantis onde a gente tenta levar apoio, força e alegria para as crianças que estão ali lutando contrabando doença", defende.

Sobre o projeto aprovado hoje, Davi avalia que para o movimento cosplay a iniciativa significa ganhar respeito, reconhecimento e incentivo.