Fotografo: Gustavo Campos/G1
...
Centro Cultural João Fona em Santarém

Para atender ao público que deseja visitar o Centro Cultural João Fona, em Santarém, no oeste do Pará, o horário de funcionamento foi ampliado. Agora, o local abre às 8h e fecha às 20h, sem intervalo para almoço. De acordo com a coordenação do Centro, em média 50 pessoas passam pelo local diariamente.

Começa nesta terça-feira (23), no Centro, uma oficina de Réplicas de Cerâmicas Tapajônicas. Segundo a guia turística do local, Françoise Souza, o curso é aberto ao público em geral e é mais uma oportunidade para quem já tem habilidades de conhecer também mais sobre a cultura santarena.

“Aqui nós temos uma sala onde estão disponíveis objetos para venda, são feitos por artistas locais, como um incentivo. Todo turista gosta de levar uma lembrancinha da região”, conta a guia.

No espaço podem ser encontradas peças que contam um pouco da história da cidade através da cerâmica tapajônica, pinturas, entre outros objetos de arte. No Centro Cultural há onze galerias, divididas por temas: tribunal do júri, acervo arqueológico, livros raros, o gabinete dos ex-prefeitos, dentre outros.